Agrupamento de Escolas de Sertã

Estruturas

Estruturas

As estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica são constituídas para colaboração com o conselho pedagógico e com o diretor, no sentido de assegurar a coordenação, supervisão e acompanhamento das atividades escolares, promover o trabalho colaborativo e realizar a avaliação de desempenho do pessoal docente. 

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Equipa de Prevenção do Abandono e Insucesso Escolares

A EPAIE desenvolve a sua ação para a prossecução dos seguintes objetivos: a. Combater o abandono escolar; b. Prevenir o abandono e insucesso escolar por crianças, adolescentes e jovens em risco sociofamiliar; c. Articular com a comissão de proteção de crianças e jovens em risco (CPCJ). d. Cumprir os objetivos definidos no artigo 5º da Lei Nº51/2012, abaixo citados no artigo 98º deste regulamento interno, como “Âmbito de Ação”.

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Equipa para a autoavaliação e qualidade

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Secção de Acompanhamento da Avaliação do Desempenho Docente

1. A avaliação de desempenho obedece ao definido no Estatuto da Carreira Docente e regulamentação específica (Decreto-Regulamentar nº26/2012, de 21 de fevereiro e demais legislação e orientações sobre a matéria).

2. No início de cada ciclo de avaliação são definidos o calendário e procedimentos avaliativos, o que será divulgado publicamente.

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Serviço de Psicologia e Orientação

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) assegura o acompanhamento dos alunos ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade. Desenvolve ainda a sua ação nos domínios do apoio psicopedagógico a alunos e professores, na orientação vocacional dos alunos, do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar e da formação dos docentes, do pessoal não docente e dos pais/encarregados de educação.

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Serviços Especializados de Educação Especial

A Equipa de Educação Especial (EEE) assegura, de modo articulado e flexível, o acompanhamento e apoios indispensáveis ao desenvolvimento de uma educação inclusiva, na concretização das medidas educativas com vista à consecução de uma escola de qualidade para todos.

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Conselho de diretores de curso

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Os conselhos de diretores de turma são estruturas de coordenação pedagógica, organizadas pelas turmas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e das do ensino secundário.

São constituídas as seguintes estruturas:

a. conselho de diretores de turma dos 2º e 3º ciclos;

b. conselhos de diretores de turma do ensino secundário (ensino regular);

c. conselho dos diretores de turma do ensino secundário (ensino profissional).

Constitui o conselho de diretores de turma o conjunto dos diretores de turma de cada um dos ciclos de ensino, nomeados para o efeito.

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O conselho de docentes é constituído, para efeitos de avaliação dos alunos, por todos os professores titulares de turma de cada estabelecimento constituinte do agrupamento.

No conselho de docentes, podem ainda intervir, sem direito a voto, os serviços com competência em matéria de apoio educativo e serviços ou entidades cuja contribuição o conselho pedagógico considere conveniente.

As deliberações do conselho de docentes devem resultar do consenso dos professores que o integram, admitindo -se o recurso ao sistema de votação, quando se verificar a impossibilidade de obtenção desse consenso.

No caso de recurso à votação, todos os membros do conselho de docentes devem votar nominalmente, não havendo lugar a abstenção, sendo registado em ata o resultado da votação.

A deliberação só pode ser tomada por maioria, tendo o presidente do conselho de docentes, designado entre os membros, voto de qualidade em caso de empate.

Na ata da reunião de conselho de docentes, devem ficar registadas todas as deliberações e a respetiva fundamentação. 

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Os departamentos curriculares são órgãos de apoio ao conselho pedagógico que asseguram a gestão curricular e a articulação na aplicação horizontal dos planos de estudo em cada ano/ciclo de ensino (básico e/ou secundário) bem como a articulação vertical entre todos os ciclos de ensino básico e secundário.

Os departamentos curriculares são constituídos pelos docentes dos grupos de recrutamento e grupos de docência correspondentes às diferentes disciplinas ou áreas disciplinares.

Independentemente do grupo de recrutamento, o docente integra os departamentos que incluem os grupos de docência correspondente às disciplinas ou áreas disciplinares lecionadas.

Encontram-se constituídos os seguintes departamentos curriculares:

Departamentos Grupos de recrutamento
Departamento da Educação Pré-Escolar   100
Departamento do Primeiro Ciclo do Ensino Básico  110
Departamento das Línguas  200, 210, 220, 300, 320, 330, 350
Departamento das Ciências Sociais e Humanas  290, 400, 410, 420, 430, 530 – 12º grupo C Secretariado 
Departamento das Expressões  240, 250, 260, 600, 610, 620, 530 
Departamento de Matemática e Ciências Experimentais  230, 500, 510, 520, 540, 550, 12º grupo A, Mecanotecnia e 12º grupo B, Eletrotecnia 
Departamento da Educação Especial  910, 920 e 930

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