Agrupamento de Escolas de Sertã

O diretor é coadjuvado no exercício das suas funções por um subdiretor e por adjuntos em número determinado por lei, por si nomeados e nos quais pode delegar competências. 

Mensagem do Diretor

1. São competências do conselho geral todas as que a lei consagra no decreto lei nº75/2008, de 22 de abril, com as alterações introduzidas pelos decretos lei nº 224/2009, de 11 de setembro, e nº 137/2012, de 2 de julho.

1.1. No âmbito das suas competências, o conselho geral pode solicitar aos restantes órgãos todas as informações necessárias para realizar eficazmente o acompanhamento e avaliação do funcionamento do agrupamento de escolas.

2. No âmbito dos mecanismos inerentes ao processo de acompanhamento e autoavaliação, o conselho geral deve promover a constituição de um observatório da qualidade, para o desempenho, entre outras, das seguintes competências:

a. promover a reflexão e avaliação do desenvolvimento do projeto educativo;

b. apreciar as práticas de gestão administrativa;

c. recomendar e apoiar a inovação pedagógica;

d. recolher, tratar, analisar e divulgar dados de avaliação dos alunos, propondo medidas conducentes à promoção do sucesso educativo;

e. acompanhar e analisar globalmente o funcionamento do agrupamento, identificando dificuldades e boas práticas e propondo medidas conducentes à promoção da qualidade da escola.

2.1. A constituição do Observatório da Qualidade é definida pelo diretor em articulação com o Conselho Geral.

3. O conselho geral pode ainda constituir no seu seio: a. uma comissão permanente, na qual delegue as competências de acompanhamento da atividade do agrupamento entre as suas reuniões ordinárias; b. comissões especializadas sempre que a natureza das situações em análise assim o justifique.

3.1. Qualquer comissão criada constitui-se como uma fração do conselho geral, respeitando a proporcionalidade dos corpos que nele têm representação.

O conselho geral é constituído por 21 membros, representantes dos corpos, das organizações e das instituições seguintes:  

- Sete representantes do corpo docente;

- Dois representantes do pessoal não docente;

- Quatro representantes dos pais e encarregados de educação;

- Dois representantes dos alunos do ensino secundário;

- Três representantes do município da Sertã;

- Três representantes da comunidade local.  

Classifique este item
(0 votos)

Equipa para a autoavaliação e qualidade

Classifique este item
(0 votos)

Secção de Acompanhamento da Avaliação do Desempenho Docente

1. A avaliação de desempenho obedece ao definido no Estatuto da Carreira Docente e regulamentação específica (Decreto-Regulamentar nº26/2012, de 21 de fevereiro e demais legislação e orientações sobre a matéria).

2. No início de cada ciclo de avaliação são definidos o calendário e procedimentos avaliativos, o que será divulgado publicamente.

Classifique este item
(1 Vote)

Serviço de Psicologia e Orientação

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) assegura o acompanhamento dos alunos ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade. Desenvolve ainda a sua ação nos domínios do apoio psicopedagógico a alunos e professores, na orientação vocacional dos alunos, do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar e da formação dos docentes, do pessoal não docente e dos pais/encarregados de educação.

Classifique este item
(2 votos)

Serviços Especializados de Educação Especial

A Equipa de Educação Especial (EEE) assegura, de modo articulado e flexível, o acompanhamento e apoios indispensáveis ao desenvolvimento de uma educação inclusiva, na concretização das medidas educativas com vista à consecução de uma escola de qualidade para todos.

Classifique este item
(0 votos)

Conselho de diretores de curso

Classifique este item
(0 votos)

Os conselhos de diretores de turma são estruturas de coordenação pedagógica, organizadas pelas turmas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e das do ensino secundário.

São constituídas as seguintes estruturas:

a. conselho de diretores de turma dos 2º e 3º ciclos;

b. conselhos de diretores de turma do ensino secundário (ensino regular);

c. conselho dos diretores de turma do ensino secundário (ensino profissional).

Constitui o conselho de diretores de turma o conjunto dos diretores de turma de cada um dos ciclos de ensino, nomeados para o efeito.

Subscreve a nossa Newsletter

Recebe as últimas notícias do Agrupamento no teu email.

O Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Sertã é uma escola pública, na qual primamos pela qualidade e pelo desenvolvimentos dos nossos alunos... Ler Mais

Contatos

  • Endereço: Rua Prof. Doutor David Lopes, 6100 - 760 SERTÃ
  • Telef.: 274 600 650
  • Fax: 274 600 653
  • Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Web: aes.ccems.pt

Acompanha-nos

Quem está online

Temos 33 visitantes e sem membros em linha